Contents Previous Next

Comando mtmon_checklog.pl

O objetivo deste programa é identificar padrões em arquivos de log.

A sessão Global define o padrão dos parâmetros não informados nas sessões de busca. As sessões são executadas na seqüencia definida pelo nome da sessão, com execessão da Global.

Para acionar o programa, inclua na crontab a seguinte linha :

   */2 * * * * /usr/local/Multitask/mtmon/bin/mtmon_checklog.pl #

O programa usa o arquivo de configuração $MTMON/etc/mtmon_checklog.conf para definir os padrões que serão usados para identificar as linhas no arquivo de log que serão usadas para a geração de alertas.

Opções disponíveis na linha de comando :

--arquivo

Nome do arquivo de configuração que define os padrões de busca no arquivo de log. Se não for informada esta opção, o programa usará o arquivo $MTMON/etc/mtmon_checklog.conf.

--continua

O comportamento padrão do programa é varrer o arquivo de log e finalizar. Um registro da última linha processada é feito, e nas execuções subseqüentes a verificação é realiza à partir deste ponto do arquivo de log. O registro salva também o número de bytes do arquivo de log. Se o tamanho do arquivo não aumentou, nenhum processamento é realizado. Se o tamanho diminuiu, o programa entende que o arquivo de log é novo, e um reset é aplicado.

--reset

--debug

Um log detalhado das operações é apresentado na saída padrão. Se um nome de arquivo for informado, a saída do debug será gravado neste arquivo.

Arquivo mtmon_checklog.conf

É o arquivo de configuração do comando mtmon_checklog.pl, responsável por controlar a execução dos PLUGINS que automatizam a monitoração.

O formato do arquivo é :

[Global]
#  arquivo=/var/log/messages
#  arquivo=/var/log/secure
#  arquivo=/var/adm/syslog/syslog.log
  espera=5
  severidade=0
  ignoracase=1
  aplicacao=checklog

#include templates/000ignore.conf
#include templates/inetd.conf
#include templates/sshd.conf
#include templates/su.conf
#include templates/sudo.conf
#include templates/xntpd.conf
#include templates/zzzERROSA.conf

Contents Previous Next